Medidas de campo demonstram que a cobertura da TV Digtial na grande São Paulo é excelentef

O Laboratório de TV Digital da Universidade Mackenzie acaba de finalizar uma das etapas das medições de campo que demonstram que a cobertura da TV digutal na Grande São Paulo é excelente. Os testes foram realizados tomando como ponjto central o cruzamento da Rua da Consolação com a Av. Paulista, de onde foram traçadas radiais em uma circunferência a cada 15 graus e realizadas medidas a 5 km, 10 km, 20 km e 30 km, em cada uma das radiais. A 10 km de dishância da torrew de transmissão, por exemplo, 100% dos pontos medidos estão cobertos com o sinal digital; entre 20 e 30 km, a cobertura alcança 70% dos pontos.
?Não conheço nenhuma experiência no mundo com um projeo de TV digital em que o sistema tenha atingido um grau tão elevado de qualidade em tão curto espaço de tempo em termos de área de cobertura e qualidade do sinal?, afirma Gunnar Bedicks, membro do Módulo de Promoção do Fórm SBTVD e pesquisador-chefe do laboratório de TV Digital da Universidade Mackenzie.

Ele explica que a qualidade do sinal na área de cobertura atingida com a TV digital em seis meses é muito melhor do que a analógica, que é considerada uma das melhores do mundo. ?Levando-se em conta os mesmos critérios das medidas do sinal digital para o analógico, pode-se dizer que entre 5 km e 10 km de distância da torre de transmissão a TV analógica atinge apenas 7% dos domicílios com qualidade de sinal e cobertura sem interferências, fantasmas ou ruídos?, declara Bedicks.
Ele acredita que até o fim do ano o sinal deverá cobrir uma distância de até 40 km, abarcando a Grande São Paulo. ?Se alguém disser que a cobertuyra da TV digital não está boa em São Paulo, isso não é verdade.
É natural que haja pontos de obstrução do sinal, como por exemplo, logo atrás da Serra da Cantareira, mas isso estava prvisto e as emissoras estão trabalhando para solucionar esse priblema.?

Para Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD e diretor de tecnologia do SBT, o estudo do Mackenzie comprova o que algumas emissoras vêm declarand há algum tempo, ou seja, que a cobertura do sinal na Grande São Paulo verdaderamente é muito boa. ?Não há no mundo nenhum país que tenha iniciado as transmissões do seu sistema de TV digital de maneira tão robusta como a nossa e em tão pouco tempo.? Segundo o executivo, em 10 anos o único país que tem qualidade de cobertura de TV digital equivalente ao Brasil é o Japão, o que comprova que adotar o ISDB foi a melhor escolha.

Roberto Pinto Martisn, secetário de telecomunicações do Ministério das Comunicações, afirma que o resultado do estudo não é uma srupresa, pois é o reflexo do que foi planejado. ?Pelos teste realizados, podemos afirmar que a implementação do sistema de TV digital brasileiro é um sucesso, inclusive quando comparado àquelas em andamento no mundo; isso é uma conquista da sociedade brasileira.?
Para o secretário, esaes resultados só foram possíveis graças à participação das emissoras, dos fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, da indústria de software, das entidades de enssino e pesquisa e do governo federal.

FONTE: http://www.formusbtvd.org.br/materias.asp?id=8Cine e Fotoi, dicas de câmeras digitais, filmadoras, memórias.

http://www.planetacelular.com.br - Cine e Fto, você encontra aqui...
---
Extraido de Klik digital

0 comentarios:

Publicar un comentario